Mercado agropecuário e notícias LeBov

São Paulo tem 10 milhões de cabeças de gado, indica IEA

O número total de bovinos no Estado de São Paulo é de 10,46 milhões de cabeças, resultado 1,24% menor que o apresentado em 2016, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a partir de dados coletados em junho de 2017, por meio de um levantamento por município, realizado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), também vinculada à Pasta. A área com pastagem de gado apresentou ligeiro acréscimo sobre 2016 (0,82%), atingindo 6,97 milhões de hectares, seguindo a tendência dos três últimos anos.

Do rebanho bovino voltado à produção de carne, estima-se que 3,7 milhões de cabeças serão enviadas para abate em 2017; este número é 0,82% superior ao verificado em 2016. Embora com menor intensidade de crescimento que nos últimos anos, espera-se uma oferta de 62,82 milhões de arrobas ou 942 mil toneladas de carne bovina para o Estado de São Paulo, explicam Carlos Nabil Ghobril e Carlos Roberto Ferreira Bueno, pesquisadores do IEA responsáveis pela análise.

Para a produção leiteira, a estimativa é de 1,58 bilhão de litros, aproximadamente, o que representa um pequeno decréscimo em relação a 2016. “Observa-se nos últimos anos uma redução na produção de leite no Estado de São Paulo, que pode significar aumento gradual na aquisição de leite fora do Estado”, afirmam os autores.

Voltar