Mercado agropecuário e notícias LeBov

CNA lança grupo para negócios do setor agropecuário no exterior

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou a Aliança Agrobrazil, um grupo de negociações internacionais do Agro. A iniciativa inédita foi apresentada na última semana em um encontro com representantes do governo e de associações do setor na sede da CNA, em Brasília.

A Aliança Agrobrazil será liderada pela CNA e contará com a participação de Federações da Agricultura, entidades e indústrias ligadas ao setor agropecuário. O grupo atuará, principalmente, em discussões de acordos de livre comércio, negociações sanitárias e fitossanitárias e na defesa de interesses do Agro brasileiro.

A intenção é construir posicionamentos em grupo, fazer estudos e análises em conjunto sobre as negociações em curso, dialogar com as indústrias para alinhar posicionamentos e subsidiar o governo nas negociações a partir de informações dos setores e definição de interesses estratégicos em cada negociação.

Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o agronegócio brasileiro tem muitos mercados-alvo e setores com interesses distintos. O desafio inicial é saber quais são os objetivos de todos e buscar uma estratégia conjunta para os principais parceiros. Outra meta é aumentar a diversificação das exportações, agregando mais cadeias ao mercado internacional. Durante o lançamento foi apresentado o plano de trabalho do grupo e estudos de picos e escaladas tarifárias.

Fonte: CNA

#lebov

Voltar