Cochos, bebedouros e cercas
Água e alimento são recursos essenciais para os bovinos! Portanto, certifique-se de que todos os animais tenham igual oportunidade de acesso a esses recursos a qualquer hora do dia durante todo o período de confinamento.
Cochos, bebedouros e cercas

Cochos e bebedouros

Água e alimento são recursos essenciais para os bovinos! Portanto, certifique-se de que todos os animais tenham igual oportunidade de acesso a esses recursos a qualquer hora do dia durante todo o período de confinamento.
Cheque as condições dos cochos e bebedouros diariamente. Limpe os cochos todos os dias e os bebedouros pelo menos duas vezes por semana. É recomendado que a água dos bebedouros seja escoada para fora do curral, evitando a formação de lama e garantindo fácil acesso aos animais.

Cochos quebrados ou desalinhados e bebedouros com vazamentos, entupimentos ou com baixa vazão de água devem ser reparados imediatamente. Essas medidas reduzem os desperdícios de água e alimento e facilitam o acesso dos animais a estes recursos.

Fique atento ao comportamento dos bovinos. Quando observar muitos animais parados por longo período de tempo na proximidade dos cochos ou do bebedouro, cheque se há falhas na oferta e distribuição de alimento e água ou se algo está dificultando o acesso deles a esses recursos.
É fundamental dispor de um reservatório que garanta a quantidade suficiente de água para suprir o consumo de todos os animais por pelo menos 3 dias, evitando que eventuais falhas na captação comprometam o fornecimento de água para os animais. Atenção! Esse reservatório deve ser protegido, de forma a impedir a entrada de animais e a consequente contaminação da água.

Cercas

As cercas devem estar sempre íntegras e bem esticadas, reduzindo o risco de fugas e de acidentes com os animais.
Redobre a atenção quando usar cercas com fios eletrificados, certifique-se de que eles estão instalados corretamente e que não há risco de contato com a água nos bebedouros.
É comum os bovinos apresentarem o comportamento de se coçarem e, geralmente o fazem nos esteios das cercas, aumentando a necessidade de manutenção e o risco de acidentes. Para atender a esta necessidade dos bovinos, sem causar estes problemas, é recomendado instalar coçadores dentro dos currais de confinamento.

Certifique-se de que as cercas na frente dos cochos não dificultam o acesso dos animais aos alimentos e que estejam sempre bem esticadas, impedindo que os animais pulem ou caiam dentro do cocho.

Publicado originalmente no manual Boas Práticas de Manejo – CONFINAMENTO

Fernanda Macitelli
Grupo ETCO, ICAT-UFMT, Rondonópolis-MT
Janaina da Silva Braga
Grupo ETCO, FCAV-UNESP, Jaboticabal – SP
BEA Consultoria e Treinamento, Jaboticabal – SP
Mateus J. R. Paranhos da Costa
Grupo ETCO, Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal-SP

Jaboticabal-SP
Funep
2018


Related Posts

Leave a comment